ARTIGOS E NOVIDADES | Sete Cursos Centro Tecnológico

Setembro Amarelo um alerta para todos

Setembro Amarelo um alerta para todos ARTIGOS A prevenção ao suicídio é o tema de maior relevância para o mês de setembro

A prevenção ao suicídio é o tema de maior relevância para o mês de setembro. Campanhas de sensibilização e educação têm sido realizadas por toda cidade com objetivo de conscientizar a população sobre quais cuidados podem ser tomados para ajudar pessoas que estejam apresentando sinais de risco. 

Engajados e atentos a essas questões, alunos da Sete Cursos Centro Tecnológico participaram, entre os dias 09 e 13, de ações junto à CCR Metrô. Eles ofereceram serviços de saúde e bem-estar, como aferição de pressão e massagem relaxante para os transeuntes das estações Imbuí, Acesso Norte, Mussurunga, rodoviária e Lapa.

"A realização e participação dos alunos em atividades voluntárias é uma forma de proporcionar a eles a vivência dos conteúdos dos cursos. Além disso, neste mês de setembro, essas ações têm um significado ainda mais importante por focarem em valores que enaltecemos diariamente, como empatia e gratidão", afirma a Diretora Geral da Sete Cursos Centro Tecnológico, Pollyanna Brasil.

O que é o Setembro Amarelo?

Setembro Amarelo é uma campanha mundial iniciada em 2015. No Brasil, ela foi estimulada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psicologia (ABP) para prevenir e sensibilizar pessoas a respeito do suicídio.

Anualmente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são estimadas 800 mil mortes por essa causa ao redor do mundo – ou seja, uma a cada 40 segundos. No Brasil, são registrados mais de 8,5 mil casos no mesmo período.

Priscila Helen, psicóloga responsável pelo setor de Recursos Humanos na Sete Cursos Centro Tecnológico, acredita que a principal forma de identificar sinais de alerta é conversando com as pessoas. "É importante que sejamos solidários com quem está a nossa volta. Se percebemos a mudança de comportamento de alguém, não custa perguntar se está tudo bem e de que forma podemos ajudar", afirma.

Ela ressalta, ainda, que o CVV possui um número para atendimento gratuito a pessoas que desejem conversar e tirar dúvidas sobre o tema. Ligue 188.